Ampoule

SOBRE A COMPRA DE INOVAÇÃO

O que é Inovação?

"A introdução de produtos, serviços ou processos novos ou significativamente melhorados, que inclui, mas não está limitada a, processos de produção, edificação ou construção, um novo método de marketing ou um novo método de organização de práticas de negócios, a organização do local de trabalho ou relações externas, entre outros com o objetivo de ajudar a resolver os desafios da sociedade ou apoiar a Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo."*

*(MANUAL DE OSLO, 2005, p. 55)

O que é "Compra de Inovação"?

"Compra de inovação" refere-se a qualquer aquisição que cubra um ou ambos dos seguintes aspectos:

 

A. Compra do processo de inovação - serviços de investigação e desenvolvimento - com resultados (parciais).

B. Compra dos resultados da inovação criada por terceiros. Em primeiro lugar, o comprador público adquire os serviços de investigação e desenvolvimento de produtos, serviços ou processos, que ainda não existem.

 

O comprador público descreve a sua necessidade identificada, levando empresas e investigadores a desenvolver produtos, serviços ou processos inovadores para atender à necessidade. Este tipo de aquisição é conhecido como Contratação Pública Pré-Comercial de Inovação (Pre-Comercial Procurement of Innovation, PCP).

 

No segundo caso, o comprador público, em vez de comprar um produto, serviço ou processo já existente no mercado, atua como um adotante inicial ao comprar um que é novo no mercado e contém características substancialmente novas. A este segundo tipo de compras é desigando de Contratação Pública de Inovação (Public Procurement of Innovation Solutions, PPI).

Como PROCURA está a promover Compra de Inovação?

O projecto PROCURA através da criação de uma Comunidade aberta e sustentável, oferecendo e promovendo ações de formação e a realização de um procedimento de Compra Pública de Inovação com as melhores práticas no âmbito específico do Envelhecimento Activo e o prolongamento de uma vida independente, pretende potenciar junto dos principais agentes (compradores, fornecedores, utilizadores finais) o uso continuado do instrumento de Compra de Inovação nas regiões SUDOE.