PROCESSO DO PROJETO

Para desbloquear o potencial das políticas de demanda e aumentar o uso do instrumento de Compra de Inovação pelas Administrações Públicas para melhorar os seus serviços no campo do envelhecimento ativo e a promoção da autonomia pessoal, o PROCURA criará uma Comunidade de Regiões sustentável e aberta, desenvolverá um programa de formação e transferência de conhecimentos especializados, aberto aos agentes envolvidos na Compra de Inovação, e implementará um procedimento transnacional de Compra Pública de Inovação. Estas fases são chaves de sucesso para o projeto.

 

Criação da comunidade

Objetivo

Promover a colaboração transnacional para aumentar a participação em acções de Compra Pública, procurando a união entre administrações, empresas, ecossistemas de inovação e cidadãos, para apoiar oportunidades de Compra de Inovação na área do SUDOE. 

Formalização da Aliança

Diagnóstico regional e transnacional da Compra Pública de Inovação no âmbito Social e de Saúde

Definição da metodologia de co-criação e design participativo

Elaborar plano estratégico e de sustentabilidade da comunidade

Estabelecimento da plataforma de internet Silvergate: ponto de acesso único

 

Promoção da formação

Objetivo

Aumentar as competências dos agentes envolvidos no processo de Compra de Inovação através da formação e oportunidades de transferência de conhecimento, incluindo autoridades públicas, centros de conhecimento e inovação, PMEs e cidadãos

Plano de formação e transferência de conhecimento

Ações de Formação e transferência

Criação de um kit de ferramentas multimedia para formação e transferência

 

Desenvolvimento do piloto

Objetivo

Aumentar a competitividade das regiões e empresas através do lançamento de um concurso público transnacional de inovação no domínio social e da saúde com o objetivo de provar que é possível desenvolver soluções inovadoras para responder às necessidades dos utilizadores, aumentando a participação e as competências dos agentes interessados. Os resultados serão integrados nas políticas dos parceiros da região.

Concepção de elementos piloto importantes

Diálogo técnico regional e transnacional, planemaneto de compras inteligentes

Procedimento de contratação pública

Execução e supervisão do contrato

Resultado e integração da experiência do PROCURA na política regional